Torcendo pelos parnanguaras.
Evento reuniu cerca de 120 atletas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e teve apoio da Fumtur, Fundesportes e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Movimento turístico foi alto, principalmente em Nova Brasília, onde ocorreu a competição que teve R$ 12 mil em prêmios. O Puga Surf Shop 30Pés Open de Surf movimentou a Ilha do Mel no último final de semana (sábado e domingo). Participaram das competições 101 atletas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Ceará, que pegaram ondas na Praia de Fora, em Nova Brasília, aos pés do Farol das Conchas, um dos principais cartões postais do lugar. Foram nove categorias: Open, Júnior, Mirim, Iniciantes, Feminino, Universitário, Air Show, Local e Curitiba. Entre os destaques estavam Jorge Polvilho (atual campeão paranaense), Alexandro Schimitz, Marcelo Saporski, Alessandro Puga e Gegê da Silva. Esta foi a 5.ª etapa do campeonato estadual.
A realização do campeonato foi da Associação de Surf de Paranaguá (ASPAR), com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação de Turismo (Fumtur), Secretaria de Meio Ambiente e Fundação de Esportes (Fundesportes). O evento teve homologação da Federação Paranaense de Surf e movimentou a Ilha do Mel. Muitas pousadas e restaurantes estavam lotados por conta dos turistas que acompanharam as competições na areia, enquanto os surfistas estavam na água. A Fumtur foi representada no evento pelo diretor financeiro e administrativo Gerson França, pelo agente operacional Rubens José França e pelo auxiliar administrativo Gabriel Pereira Neves.
Chamou atenção a realização de um casamento havaiano, entre José Luiz Rodrigues, conhecido como "Nego Blue" e Patrícia Pitela, na praia onde eram realizadas as competições. Todo o ritual havaino foi obedecido, incluindo corpo pintado e tiara feita com folha de palmeira.
O organizador do evento, o conhecido surfista parnanguara Alessandro Puga, destacou que a competição estava movimentando o turismo da Ilha do Mel e “fazia permanecer viva a chama do surf na cidade”. “"O surf depende das ondas e nós fomos abençoados por Deus com dias maravilhosos de sol, ondas para que os atletas pudessem desempenhar as suas manobras, que acho fundamental. Acho que a grande presença dos atletas e de turistas que vieram assistir ao campeonato é muito importante para a divulgação da Ilha do Mel. Conseguimos transmitir o campeonato ao vivo, com informativos e imagens das manobras de todos os atletas. Depois de 8 anos a ilha voltou a sediar um campeonato deste nível, com boa organização e ótimo nível de atletas", comentou Alessandro Puga.”, salientou o empresário, por meio de assessoria de imprensa. O Corpo de Bombeiros também deu apoio, com dois salva-vidas, equipados com jet sky.
Durante o evento foram realizadas ações ambientais, para conscientizar participantes e moradores sobre a importância de manter limpa a Ilha do Mel. Houve ainda gincana ecológica, colocação de banners informativos espalhados em pontos estratégicos da Ilha do Mel. “Que bom se eventos como esse campeonato de surf fossem realizados pelo menos um final de semana por mês aqui na ilha na baixa temporada. O movimento aqui no restaurante foi bom no final de semana”, afirmou a empresária Maria Dolores da Silva, conhecida como Dona Lola, do Barrancos Bar Restaurante.
O vigilante da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres Maurício da Paz, conhecido como Mico, surfa há 20 anos e há 14 participa de campeonatos, hoje já na classe máster. Ele destacou o resgate do campeonato realizado pela ASPAR, dizendo que “é um incentivo e uma guinada para o surf do Paraná, o que ajuda também a dar um bom movimento na Ilha do Mel durante a baixa temporada”.
APOIOS
O presidente da Fumtur, Luiz Fernando Oliveira, destacou que eventos como o realizado no final de semana servem para divulgar mais a Ilha do Mel. "A Ilha do Mel para nós é de suma importância e todo e qualquer evento que possamos agregar tem muita importância para o turismo. Nós somos uma cidade essencialmente histórica e turística e trade turístico é priorizado. Apesar de ser um evento esportivo, é um fato importante para a divulgação da Ilha do Mel, pois atrai pessoas de fora e movimenta toda a região. Estamos bastante satisfeitos com a realização deste evento de extremo sucesso", disse. Durante o evento cogitou-se a possibilidade de realização de uma etapa do Brasileiro de Surf na Ilha do Mel.
A colocação de banner com frases de incentivo à preservação ambiental fez parte da Semana de Meio Ambiente. A secretária municipal de Meio Ambiente, Jozaine Baka, disse que a ação teve como objetivo também reforçar as ações já feita neste setor. "Eventos como este que foi realizado na Ilha do Mel engrandece e qualifica Paranaguá nesta busca pelo desenvolvimento sustentável que vem sendo realizado nos últimos seis anos ", comenta Jozaine.
RESULTADOS:
Categoria Curitiba
1.º Ítalo Conceição - 8.85
2.º Guto Skavaga - 8.15
3.º Renato Trogue - 8.10
4.º Gustavo Soares - 5.50
Categoria Air Show (melhor manobra)
1.º Ronaldo Chicão
2.º Petterson Thomaz
3.º Vitor Valentim
4.º Alessandro Shimitz
Categoria Iniciantes
1.º Marcos Lima - 11.50
2.º Gustavo Haluch - 10.10
3.º Jonatan Gonçalves - 7.90
4.º Guilherme Lima - 2.50
Categoria Junior
1.º João Marcos - 12.75
2.º Aminandes Pamplona - 8.60
3.º John Everson - 6.80
4.º Patrick Souza - 6.10
Categoria Universitária
1.º Erick Barros - 12.85
2.º Paulo Derengoski - 10.00
3.º Marcelo Saporski - 9.75
4.º Gustavo Soares - 6.35
Categoria Local
1.º Cleverson Pires - 8.00
2.º Adriano Campos - 7.00
3.º Matheus Valentim - 6.60
4.º Leocadio Ribeiro - 5.90
Categoria Master
1.º Marco Aurélio - 11.25
2.º Mico - 6.00
3.º Cezar Marreta - 3.25
4.º Fefeu 13 Luas - 0.50
Categoria Mirim
1.º Gustavo Valentim - 11.00
2.º Aminandes Pamplona - 9.35
3.º Yohan Gabardo - 7.25
4.º Allan Borges - 6.45
Categoria Open
1.º Alessandro Puga - 10.05
2.º João Marcos - 9.75
3.º Paulo Derengoski - 9.00
4.º Alex Lima - 8.55 (fonte Prefeitura de Paranaguá)

Nenhum comentário:
Postar um comentário