Há falta de policiais em mutias cidades.
Cerca de 70% dos municípios do Paraná não contam com nenhum policial civil, segundo o secretário do Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. O secretário disse ainda que em alguns municípios paranaenses não há qualquer policiamento, seja civil ou militar.
A afirmação foi feita durante um discurso do secretário na manhã deste sábado (18), em encontro estadual promovido pelo Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná em Curitiba.
Aos lotéricos, o secretário falou sobre as dificuldades da pasta, responsabilizando o governo anterior pela “fragilidade” do Estado no setor. “O Paraná não fez a lição de casa na Segurança Pública nos últimos 15 anos”, disse.
Segundo Cesar, o Estado precisaria dobrar o efetivo para se igualar - proporcionalmente à população - ao efetivo dos estados vizinhos e evitar que a criminalidade, “percebendo a fragilidade do Estado”, resolva passar a atuar aqui.
Carceragem
O secretário afirmou ainda que o Paraná mantém um quarto dos presos brasileiros que estão em delegacias. Segundo ele, em todo o Brasil existem cerca de 57 mil presos em delegacias, 14 mil deles nos municípios paranaenses.
Os recursos previstos no orçamento para Segurança Pública, de acordo com Reinaldo, seriam menores que de outras secretarias, como a da Justiça, que seria responsável por abrigar os detentos. “A Secretaria de Segurança faz indevidamente esta custódia e carceragem de presos”, disse.
A guarda dos presos ocuparia o tempo de trabalho dos policiais civis e seria geradora de violência por não prever atividades de recuperação. “Eles (os presos) estão em condições, eu não diria desumanas, mas em condições não-humanas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário