quinta-feira, 16 de junho de 2011

PASSEATA CONTRA MAUS TRATOS A IDOSO É REALIZADA

População foi as ruas para pedir mais atenção aos idosos
O que mais me chamou a atenção foi um cartaz com os dizeres não temos idade e sim vida.(da redação)
Concentração ocorreu no Terminal Rodoviário Urbano, onde autoridades destacaram importância de se memorar a data. Dados do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa mostram que de fevereiro até agora foram feitas 46 denúncias de violação de direitos dos idosos, contra 110 durante 2010. 

Centenas de cidadãos, de todas as idades, participaram da caminhada pelo Dia de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, realizada na manhã desta quarta-feira (15) pelas ruas do Centro de Paranaguá. Diversos clubes de terceira idade e representantes de igrejas católicas e evangélicas também participaram. A concentração ocorreu no Terminal Rodoviário Urbano, onde autoridades discursaram destacando a importância da proteção dos direitos das pessoas com mais de 60 anos. Isso porque as estatísticas mostram que a situação é preocupante na cidade. 

De fevereiro deste ano até agora foram registradas 46 denúncias de violação dos direitos das pessoas idosas, que envolvem desde abandono, maus tratos, violência física e apropriação indébita, com casos de empréstimos feitos por filhos, netos e outros familiares. Durante o ano de 2010 foram 110 casos, que contaram com atendimento tanto do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa como da estrutura do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão da Prefeitura de Paranaguá.

O secretário municipal de Assistência Social, Joaquim Guilherme da Silva Filho, destacou os avanços no atendimento aos idosos e a importância de conscientização dos jovens e crianças. “É importante que haja essa consciência, porque a violência atinge a todas as idades, a todas as classes sociais. O importante desse evento é que a população está sendo cada vez mais esclarecida sobre a importância de respeitarmos nossos idosos”, destacou o secretário, que anunciou ainda que em quatro meses deve entrar em funcionamento o Centro Dia, uma iniciativa da Pastoral da Pessoa Idosa que conta com apoio da Prefeitura de Paranaguá, visando oferecer mais qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, incluindo diversas atividades.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Inês dos Santos Silva, os idosos que têm seus direitos violados são vítimas normalmente de seus familiares, como filhos e netos. Ela alerta para a questão que envolve empréstimos em nome desses idosos. “Não sei quais critérios as financeiras acabam adotando, porque muitos idosos são enganados e vêem que está sendo feito desconto em seu benefício. Então, tem que ser visto quais critérios essas financeiras estão usando, se tem testemunhas, se o contrato está sendo lido em voz audível para o idoso. É muito importante tudo isso”, alertou. 

A Mitra Diocesana também realiza atendimentos aos idosos, por meio da Pastoral da Pessoa Idosa. Segundo o bispo diocesano de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, esse trabalho tem crescido. “A Pastoral da Pessoa Idosa faz visita a pessoas que não podem sair de casa, assistência, evangelização, providenciando alimentos, leite e consultas médicas. Junto com o Conselho Municipal também participa de várias atividades, principalmente com relação à conscientização sobre os direitos da pessoa idosa”, destacou o bispo. 

SERVIÇO

Denúncias de violação dos direitos aos idosos podem ser feitas pelos telefones 0800 410001 (Disque Idoso Paraná), 3420-6131 (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranaguá) e 3420-2928 (CREAS).(FONTE PREFEITURA DE PARANAGUÁ)

Nenhum comentário: