Entreposto retoma exportações pelo porto.
Um trabalho envolvendo o Governo do Paraná, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Ministério da Agricultura e Receita Federal está trazendo de volta os produtos paraguaios. Já estão negociadas cerca de 30 mil toneladas de soja para serem exportadas pelo Porto de Paranaguá.
Até o final do ano, serão cerca de 100 mil toneladas de soja paraguaia exportadas através do Porto de Paranaguá. Há oito anos não eram realizadas exportações de grãos do Paraguai pelo terminal Parnanguara.
Existe uma demanda reprimida no Paraguai que permite a movimentação de até 1 milhão de toneladas/ano de soja através do Porto.
As exportações de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá voltarão a ser realizadas a partir de agosto. Há oito anos os paraguaios deixaram de exportar soja pelo Porto, em função das políticas públicas que dificultaram o escoamento de cargas, como a proibição do embarque de soja transgênica.
O Porto de Paranaguá possui um Entreposto para escoar produtos do Paraguai (importação e exportação). Foi estabelecido, na década de 50, um convênio entre Brasil e Paraguai que criou o entreposto em Paranaguá e deu também ao Brasil um porto seco em território paraguaio.
Hoje, a movimentação do entreposto em Paranaguá é feita principalmente pela exportação de madeira e importação de contêineres (carga geral) e caminhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário