sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SECRETÁRIA DA SAÚDE FALA DA FALTA DE MÉDICOS NOS POSTOS:

Secretária Isolda Maciel explicando o motivo aos presentes.


A falta de médicos que está sendo verificada em Paranaguá nos últimos dias nas unidades de saúde e postos 24 horas deve ser solucionada ainda essa semana. A garantia é da secretária municipal de Saúde, Isolda de Barros Maciel, que considera como “pontuais” a ausência desses profissionais nessa época do ano. A médica anestesista salientou que a falta de médicos não acontece apenas em Paranaguá, e que até o dia 02 de janeiro os serviços clínicos estavam sendo realizados a contento. “Os médicos que estavam trabalhando conosco saíram para prestar a Prova de Residência Médica (que especializa o médico) e que ocorre justamente no início de cada ano. É uma lacuna que acontece em todo Brasil, mas que infelizmente em Paranaguá foi mais sentida por que os profissionais que faziam o pronto atendimento nos postos de saúde da vila Divinéia e na Dona Baduca – e alguns do Saúde da Família – coincidentemente tiveram que prestar essa Prova de Residência Médica nesse período”, esclareceu.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde de Paranaguá, captar novos profissionais para preencher essas vagas é uma preocupação constante da prefeitura municipal. “Colocamos um chamamento para recrutar novos médicos, através do Conselho Federal de Medicina, que tem abrangência em todo Brasil. A intenção é que ao saberem da oferta de vagas em Paranaguá, os médicos resolvam vir e se instalar na cidade”. Isolda Maciel garantiu que o resultado desse chamamento está sendo muito bom, já que a secretaria de Saúde tem recebido um expressivo número de emails de médicos interessados e que a ausência desses profissionais no Programa Saúde da Família já está sendo suprida. “Colocamos uma médica nova para atender a Ilha dos Valadares desde segunda-feira (09.01) e ela já está se ambientando para prestar a sua função a contento. Também o outro profissional que trabalhava no Valadares já recebeu o Aviso Prévio para que seja substituído o mais rápido possível”, anunciou. Segundo a doutora Isolda, a Vila Alboite, que enfrentava falta de médicos a cerca de dois meses, já contará com novo profissional a partir de segunda-feira (16.01), assim com a Serraria do Rocha. Ela ressaltou, contudo, que o grande sofrimento da população acontece nos postos 24 horas.

PEDIATRIA

A falta de pediatras durante 48 horas é considerada pela doutora Isolda como “lamentável” o que, inclusive, tem lhe tirado o sono, mas essa carência estará sendo normalizada a partir da noite desta terça-feira (10.01). “Isso já me deixa mais tranquila porque envolve crianças”, disse. A secretária municipal de Saúde lembrou que, qualquer pessoa que chegar em estado de emergência em qualquer unidade de saúde (que continuam abertas) será atendida por um enfermeiro de nível superior que é capacitado a analisar o quadro e, caso necessário, encaminhar o adulto ou criança numa ambulância ao Hospital Regional do Litoral para que não haja mais complicação para quem procurar o atendimento nas unidades de saúde do Município. Ela agradeceu o apoio do Hospital Regional pelo atendimento prestado a todos que são encaminhados para aquele local. Isolda Maciel garantiu que a partir desta quarta-feira o atendimento clínico será intensificado nos postos de saúde. “Ainda não é o ideal, porque não trabalharemos com a totalidade dos médicos, mas ninguém ficará sem atendimento, principalmente durante o dia. Os casos de urgência e emergência serão encaminhados até o Hospital Regional, já que somente em 10 dias ou mais conseguiremos normalizar esse procedimento”, esclareceu.

CONTRATAÇÕES SERÃO FEITAS POR CONCURSO

A secretária municipal de Saúde, doutora Isolda de Barros Maciel, anunciou, em entrevista, que novos profissionais para a área serão selecionados via concurso público, que deverá ocorrer entre fevereiro e março deste ano, principalmente para suprir algumas necessidades de técnicos da área de saúde que saíram do Município e foram trabalhar no Estado e elogiou a equipe que atua naquela Secretaria. “Somos 630 funcionários concursados, mais 200 contratados, que se multiplicam de acordo com a situação. São homens e mulheres valentes, que levam o bem estar da população em primeiro lugar”, afirmou.
A Secretária observou que nem tudo ligado à sua área é negativo e que Paranaguá, apesar dos problemas pontuais, já tem muito o que comemorar com os avanços que o atual governo conseguiu para a cidade. A redução de mortalidade por tuberculose em 2011 – de 6 para 2 por cento a cada 100 mil habitantes – é uma grande conquista, assim como a inexistência de crianças contaminadas pelo vírus da AIDS pelo parto. “A incidência de tuberculose baixou 20 por cento em Paranaguá, que era o município com maior número de infectados no estado. Hoje a cidade está em 18º lugar. Uma conquista incalculável”, comemorou.
Por último, Isolda Maciel recordou que o ano de 2012 terá maiores avanços na área de saúde. Adiantou que novas cinco unidades de saúde serão construídas, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai controlar efetivamente as urgências e emergências em Paranaguá e o que considerou “a grande conquista” – a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deve entrar em funcionamento ainda no mês de fevereiro. “A atuação de um médico regulador, que ficará no prédio que está sendo erguido ao lado do posto Dona Baduca, é fundamental para salvar vidas. Às vezes um minuto é muito tempo quando se trata de uma urgência ou emergência e o SAMU marcará uma nova época para os cidadãos de nossa cidade e do litoral”, finalizou.
Serviço
A entrevista da secretária foi para o programa Alô Cidade, que é um serviço prestado pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Paranaguá e que vai ao ar pela emissora Litoral Sul, às terças e quintas-feiras, a partir das 12 ou 12h40.

Nenhum comentário: