quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TIMÃO FATURA SEGUNDA VITÓRIA NO PAULISTÃO:

Alessandro marcou um dos gols.
Coube a Chicão e Alessandro, que se revezaram como capitães do Corinthians na conquista do último Campeonato Brasileiro, marcarem os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Guaratinguetá nesta quarta-feira, no Estádio Dario Rodrigues Leite. Ambos enfrentavam contestações. Enquanto o zagueiro sofria com as críticas desde o seu afastamento no ano passado, o lateral direito foi vaiado na vitória sobre o Mirassol, na primeira rodada do Campeonato Paulista.

O momento do Corinthians, no entanto, é de alegria. No mesmo dia em que conquistou o seu oitavo título na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a equipe chegou aos 6 pontos na tabela do Estadual. A vitória sobre o Guaratinguetá foi confirmada com relativa tranquilidade, já que o time foi muito superior no primeiro tempo e diminuiu sensivelmente o ritmo no segundo.

Para seguir em alta, o Corinthians espera vencer também o Linense no domingo, no Pacaembu. Um dia antes, o Guaratinguetá tentará se reabilitar contra a Portuguesa, no Canindé. A equipe do interior ainda não venceu nem marcou gols na competição: havia perdido por 3 a 0 para o Ituano em sua estreia.

O jogo - Alguns torcedores do Corinthians ainda gritavam “é campeão” nas arquibancadas do Estádio Dario Rodrigues Leite quando os jogadores entraram em campo nesta noite. Inspirados pelos novatos do time sub-18, que derrotaram o Fluminense na final da Copa São Paulo pela manhã, os profissionais corresponderam à euforia com bastante disposição no início do confronto com o Guaratinguetá.

Tite fazia questão de servir de modelo para os seus comandados. Irrequieto na área técnica, o concentrado treinador elogiava os seus jogadores a cada investida nos primeiros minutos. “Sem foul (falta)!”, ele gritava, quando a bola chegava à beira do gramado. Do outro lado, contudo, o Guaratinguetá não economizava força nas divididas para tentar surpreender os visitantes.

O lateral direito Leandro Silva, por exemplo, foi punido com um cartão amarelo logo no início do jogo. E não ficou muito tempo mais em campo. Aos 10 minutos, ele se machucou e precisou sair de maca, obrigando o técnico Roberto Fernandes a gastar a primeira substituição à que tinha direito precocemente. Pio entrou em cena e colaborou com a ousadia momentânea do Guaratinguetá na partida.

Mesmo de forma desorganizada, a equipe da casa passou a pressionar o Corinthians. Foram seguidos cruzamentos e cobranças de escanteio, quase sempre afastados com tranquilidade pelos defensores adversários. O time de Tite aproveitou os espaços abertos pelo Guaratinguetá para responder à base de velocidade com Emerson e Liedson, mais assistidos com Danilo como companheiro de Alex na armação.

O Corinthians chegou ao seu primeiro gol através da bola parada. Aos 27 minutos, Alex bateu falta na área, e Leandro Castán cabeceou no canto. O goleiro Jaílson fez uma boa defesa, porém soltou a bola para Liedson (em posição duvidosa) cruzar rasteiro. Chicão, que havia desistido da cobrança, só teve o trabalho de chutar para o gol vazio e levar o distintivo corintiano à boca, como gosta de fazer, para comemorar.

A vantagem deu tranquilidade ao Corinthians e agitação ao Guaratinguetá. A ponto de o destro Alessandro passar por três confusos marcadores do time do interior, ficar à frente do goleiro e completar com pé esquerdo, aos 42 minutos. Foi o suficiente para reduzir a adrenalina de Tite e fazer com que os seus atletas saíssem de campo com bastante calma para o intervalo. Até em demasia.

Com a vitória parcial, o Corinthians diminuiu sensivelmente o ritmo no começo do segundo tempo. Emerson já não corria tanto pelas laterais, e restava a Tite aplaudir o empenho do seu outro atacante. “Boa, Liedson!”, elogiou, quando o luso-brasileiro recuou para ajudar a defesa. Com Djavan no lugar de Daniel, entretanto, o Guaratinguetá era muito mais empenhado naquele momento.

O goleiro Julio Cesar passou a sofrer com o ânimo do time do interior. Ficou irritado quando Nenê quase marcou um gol olímpico por desatenção da defesa do Corinthians e ao ver Charles cabecear livre de marcação. Ele defendeu nas duas ocasiões. Para fazer a sua equipe voltar a ser vibrante, Tite colocou Jorge Henrique e Willian nos lugares de Danilo e Emerson e recomeçou a berrar alguns palavrões.

Como o Guaratinguetá pecava tecnicamente, ficou mais fácil para o Corinthians controlar a partida como queria – sem tanta empolgação na etapa complementar. No final, já com o peruano Cachito Ramírez na vaga de Alex, os torcedores já nem se importavam com a falta de oportunidades de gol. Preferiam comemorar a segunda vitória no Paulistão – e também, claro, o título da Copa São Paulo.

FICHA TÉCNICA
GUARATINGUETÁ 0 x 2 CORINTHIANS


Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Data: 25 de janeiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes: Marco Antonio de Andrade Motta Junior e Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Fabio de Jesus Volpato Mendes e Jose Claudio Rocha Filho (ambos de SP)
Cartões amarelos: Leandro Silva, Marcinho e Nenê (Guaratinguetá); Danilo e Willian (Corinthians)
Gols: CORINTHIANS: Chicão, aos 27, e Alessandro, aos 42 minutos do primeiro tempo

GUARATINGUETÁ: Jaílson; Leandro Silva (Pio), Vagner, Walter e Vanderson; Everton, Daniel (Djavan), Gercimar e Nenê; Marcinho e Charles (Lucio Flavio). Técnico: Roberto Fonseca

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex (Cachito Ramírez) e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Willian) e Liedson. Técnico: Tite
                                                 DEMAIS RESULTADOS:
Mirasol                1-1    Catanduvense
Botafogo-SP     2-1     XV de Piracicaba
Oeste                  2-3     São Paulo
Ponte Preta       5-1    Bragantino
Paulista              3-1    Comercial-SP
Linense              3-3    São Caetano
Palmeiras           1-1    Portuguesa-SP
e completam a rodada hoje à noite Mogi Mirim x Guarani e Santos x Ituano.

Nenhum comentário: