Governador assinou decreto.
O prefeito Canduca está comemorando a homologação, pelo governador Beto Richa da licitação aberta pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina para as obras de dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que dá acesso aos dois terminais portuários e a dragagem do canal em Antonina.
As obras estão divididas em dois lotes e compreendem a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina, num total de 3,5 milhões de metros cúbicos a serem dragados.
Na última quarta-feira foi assinado o contrato com a empresa DTA Engenharia, que venceu a licitação. A empresa tem até 45 dias para mobilizar o equipamento e dar início aos trabalhos, que tem duração prevista de seis meses.
Beto disse que as obras de dragagem devem ampliar ainda mais a capacidade de movimentação de cargas, que no ano passado chegou a um recorde de 41 milhões de toneladas.
“A dragagem vai garantir maior capacidade de exportar riquezas e importar produtos. Em breve vamos anunciar novos investimentos para modernização dos equipamentos do porto de Paranaguá, como esteiras, ship loader e obras de ampliação”, disse Richa. “Todos os paranaenses ganham com isso”, afirmou.
O preço inicial máximo previsto para o serviço de dragagem era de 45 milhões de reais. Seis empresas apresentaram propostas e o preço final estabelecido pela vencedora teve uma redução de 20%, ficando em 37 milhões.
As obras estão divididas em dois lotes e compreendem a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina. O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que as obras vão garantir a segurança da navegação. “A dragagem vai reduzir o tempo de manobras e consequentemente aumentar as janelas de atracação. Por desdobramento, haverá aumento no volume de cargas”, afirmou Dividino.
Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a dragagem é um passo fundamental para a execução dos projetos de ampliação e modernização dos portos paranaenses.
As obras de dragagem devem ser realizadas constantemente, para conter o assoreamento diário dos canais, provocado pela ação dos elementos naturais na região, onde a movimentação das águas é intensa e promove mudanças no fundo da baía. São duas marés por dia, mais de 730 marés por ano.
“Temos os efeitos das marés de lua (Sizígias), estamos na Zona de Convergência do Atlântico Sul, temos chuvas durante mais de 180 dias por ano e convivemos com os efeitos da La Niña e El Niño. Todos estes fenômenos intensificam o assoreamento na nossa região”, explica Dividino.
Segundo ele, a determinação do governador Beto Richa é buscar soluções de continuidade capazes de assegurar as condições técnicas necessárias à segurança, navegação e desenvolvimento dos portos do Paraná.
FASES - A dragagem é a primeira de três fases do programa de manutenção dos canais de navegação dos Portos do Paraná. A segunda fase será a contratação de serviços de manutenção continuada por 60 meses, evitando assim riscos e restrições à navegação.
“Esperamos também a liberação da licença para a terceira fase, que é a dragagem de aprofundamento dos canais, de 15 para 16 metros de profundidade. A partir dela poderemos receber navios de maior porte”, diz o superintendente.
Para o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a dragagem é um passo fundamental para a execução dos projetos de ampliação e modernização dos portos paranaenses.
“Não existe porto no mundo que funcione sem dragagem. Perdemos muito tempo sem fazer isso”, afirmou Richa Filho. “O objetivo é suprir todas as necessidades dos usuários dos portos paranaenses, oferecendo plenas condições para o bom uso da infraestrutura portuária.”
LICENÇA - O Prefeito Canduca esteve em Brasília acompanhado do vereador Luiz Carlos de Souza e além de audiências com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmam, participou de reuniões no Ibama- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, visando obter a licença ambiental para a dragagem do Porto de Antonina, permitindo o acesso de navios de maior porte.
As licenças de dragagem para os portos de Antonina só foram conseguidas graças ao empenho do Governo Federal, da Ministra Gleisi Hofmam, do Deputado Federal André Vargas e seu assessor direto, Edson Cesar da Costa, e do Senador Sérgio Souza.
Com a notícia de que o Ibama está emitindo a licença de dragagem, o Governador Beto Richa teve sinal verde para homologar a licitação, em cujo ato participaram também o prefeito Canduca e o vereador Luiz Carlos de Souza. Segundo contatos do Ibama, junto com a licença de manutenção sairá a licença de aprofundamento do porto de Antonina no dia 30/04.(fonte Litoral do paraná Notícias)
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